CONSELHO TÉCNICO DEFINE CAMPEONATO MINEIRO DE 2018.

Imagem Asscom (Federação Mineira de Futebol)

Foi realizado, nesta segunda-feira (30), na sede da Federação Mineira de Futebol, o Conselho Técnico para o Campeonato Mineiro 2018 – Módulo I, com a presença de representantes dos 12 clubes. 

Foram discutidas todas as questões pertinentes à competição e a mudança mais significativa aconteceu na fórmula de disputa do torneio.

Para a próxima temporada, diferentemente dos últimos anos, o Campeonato Mineiro terá oito equipes classificadas após a primeira fase. Com isso, a competição terá uma etapa a mais, as quartas de final disputadas em jogo único. Nas quartas, a equipe com melhor campanha na fase inicial terá a vantagem de jogar como mandante. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão será em cobranças de pênaltis.

Para as semifinais e finais, fica mantido o critério que o clube com melhor desempenho na primeira etapa do torneio terá vantagem nos confrontos. Nestas fases, também será necessário que os estádios utilizados nas partidas tenham capacidade mínima para 10 mil torcedores. A única ressalva será em caso de confrontos entre duas equipes que possuam estádios com capacidade inferior a 10 mil lugares. Neste caso, será permito a realização dos jogos em seus respectivos estádios..

Caso duas equipes do interior se classifiquem para as semifinais e sejam eliminadas, haverá um duelo pelo título de Campeão do Interior em dois jogos. Nesta decisão, em caso de empate nos confrontos, a definição da melhor equipe do interior de Minas Gerais será nas penalidades máximas.

Com a mudança, o Campeonato Mineiro 2018 - Módulo I terá 16 datas, duas a menos das 18 disponibilizadas pela CBF para os estaduais. A corrida pela taça no melhor Estadual do Brasil começa no dia 17 de janeiro e terá seu campeão consagrado no dia 8 de abril.