Como ser um motorista Uber (2021)

Quer saber como ser um motorista Uber? Nessa matéria explicaremos tudo a respeito dessa que, desde 2014, tem sido uma das áreas do mercado de trabalho que mais cresceram, mesmo durante – e após – tantas crises financeiras, políticas e sanitárias. Assim como você, outros milhares estão interessado nesse assunto. E pra você ter uma ideia: somente no Brasil já existem mais de 1 milhão de motoristas e entregadores da Uber.

Mas por que será que há um interesse tão grande das pessoas em se tornarem motoristas do aplicativo da Uber? Basicamente, a maior vantagem é que qualquer um pode nisso, desde que tenha uma CNH definitiva e um carro (tanto faz ser próprio ou alugado).

Já que você quer saber como ser um motorista Uber, também recomendamos que faça a leitura de vantagens e desvantagens de ser Uber, uma matéria completa sobre todos os prós e contras que você enfrentará ao escolher trabalhar na plataforma da Uber nesse ano.

Como ser um motorista Uber

Talvez a parte mais fácil seja justamente se tornar um motorista Uber, porque as exigências da empresa são extremamente baixas e tornam este trabalho uma excelente opção para quem deseja fazer uma renda extra e complementá-la com o salário que recebe em outra empresa, ou simplesmente tornar isso a sua renda principal.

Veja também: Vantagens e desvantagens de ser 99 (2021)

De acordo com a Uber, a pessoa que desejar ser um motorista Uber deverá atender aos seguintes critérios:

  • Idade mínima de 18 anos
  • CNH válida e definitiva, sem pontuação estourada
  • Observação Exerce Atividade Remunerada no verso da CNH
  • Permissão para consultar o seu atestado de antecedentes criminais

O que é “Exerce Atividade Remunerada”?

A observação de “Exerce Atividade Remunerada” é uma exigência do Detran para as pessoas que recebem renda proveniente da condução de veículos, tais como taxistas, motoristas profissionais e de aplicativos, motoristas de ônibus e caminhoneiros, e todos os outros que obtém renda a partir do transporte de carga ou pessoas.

Como você pôde ver, os motoristas de aplicativo (isso inclui quem trabalha com Uber, 99, Cabify, entre outros) se encaixam na exigência do Detran e, portanto, a Uber obrigatoriamente deve cobrar que seus motoristas tenham a observação Exerce Atividade Remunerada (ou EAR) no verso da CNH. Do contrário, não são aceitos na plataforma ou se já foram aceitos, mas não renovaram a CNH com a observação, serão suspensos até que incluam novamente.

Veja também: Uber ou 99: Qual é o mais barato? (2021)

Por que a Uber consulta o Atestado de Antecedentes Criminais?

Não é o objetivo da Uber impedir que algumas pessoas fiquem de fora da plataforma e impedidas de ganhar dinheiro com ela, mesmo que tenham um carro e uma CNH válida, mas atendendo ao senso comum de seus passageiros, ela não permite que alguns cadastros sejam liberados.

Sendo assim, a Uber faz uma consulta no seu Atestado de Antecedentes Criminais para verificar se alguma vez você foi condenado(a) por crime doloso ou violento, ofensa ou assédio sexual. Fora isso, quaisquer outras ocorrências de menor agravante serão aceitas sem nenhum problema.

Antigamente essa consulta era feita uma única vez durante o cadastro, porém de 2017 em diante a Uber passou a verificar anualmente o Atestado de Antecedentes Criminais de todos os seus motoristas.

Em quanto tempo o cadastro é aprovado?

Se todas as suas informações estiverem corretas, o seu cadastro de motorista será aprovado em até 10 dias úteis. Isso significa que, dependendo da demanda de cadastros na sua cidade, você pode ser aprovado muito antes – como em 2 dias, por exemplo – ou no último dia estipulado pela Uber.

Veja também: Uber ou 99: Qual é o melhor? (2021)

Se após criação do seu cadastro a Uber não te aprovar nos primeiros 10 dias úteis nem depois disso, é muito provável que alguma informação não tenha batido durante a verificação de segurança. Na maioria dos casos essa rejeição pode estar relacionada a pequenos erros, como um erro de digitação no seu nome.

Quando não, pode ser que esteja relacionado a outros detalhes mais importantes, como os que listamos no tópico abaixo.

Erros que impedem a aprovação do seu cadastro

Na pressa ou simplesmente pela falta de atenção, muitas pessoas comentem pequenos erros ao preencherem as informações que são exigidas pela Uber no ato do cadastro e, posteriormente, não são aprovadas mesmo após o período de 10 dias úteis garantido pela Uber.

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Então, se você realmente tem interesse em prosseguir e criar o seu cadastro, dê o máximo de atenção para os seguintes detalhes:

  1. Verifique se o seu nome completo ou alguma letra está diferente em relação a sua CNH
  2. CNH vencida ou com a pontuação estourada não é aceita
  3. CNH sem “Exerce Atividade Remunerada” não é aceita
  4. Verifique se a Uber está na sua cidade
  5. As vezes – mas dificilmente – a sua cidade atingiu o limite de motoristas
  6. Menores de 18 anos de idade não são aceitos
  7. Se você tem conta de passageiro, ela pode entrar em conflito com a sua tentativa de criar uma conta de motorista

Se você tiver atenção a todos os detalhes acima, exceto o número 5 que dificilmente acontece, certamente sua conta de motorista será aprovada no prazo mencionado no tópico anterior.

Deixe um comentário