Como ser um entregador 99 Food (2021)

O 99 Food é o serviço de entrega de alimentos da 99, mesma empresa brasileira do aplicativo de corridas concorrente da Uber. A propósito, o 99 Food também é concorrente do Uber EATS e de outros aplicativos, como iFood e Rappi. Se você quer saber Como ser um entregador 99 Food, acompanhe essa matéria até o fim!

De antemão, adiantamos a você que não comentaremos nada a respeito de quanto ganha um entregador 99 Food, pois os valores não são fixos e dependem de uma série de fatores, porém temos uma boa notícia: você pode maximizar os seus ganhos trabalhando não apenas com o 99 Food, mas também com os já citados Uber EATS, iFood e Rappi. Dessa forma, você tem maiores chances de aumentar seus ganhos e de ficar menos tempo parado.

Como ser um entregador 99 Food?

Existem alguns critérios básicos para você se tornar um entregador 99 Food, conforme destacamos a seguir:

  • Ter uma bicicleta, moto ou carro
  • Se for trabalhar de moto ou carro precisará de uma CNH definitiva
  • Ter uma bolsa para colocar os pedidos

Em algumas cidades é possível, inclusive, entregar os pedidos a pé, porém não são todas que aceitam essa condição de entrega.

Uma vez que você atenda aos critérios acima e a sua cidade faça parte do 99 Food, conforme a lista abaixo, o próximo passo será acessar o site da 99 e realizar o seu cadastro de entregador. Para isso, acesse esse link.

Uma vez que o seu cadastro seja concluído, o mesmo passará por um processo de análise que pode demorar até 7 dias úteis para ser aprovado. Então, aproveite esse tempo para ler essa matéria completa e ficar por dentro de tudo o que você precisa saber.

Veja também: Uber Telefone

Cidades com 99 Food

Inicialmente, o 99 Food estava disponível apenas para as cidades de Belo Horizonte e Curitiba, mas agora atende mais de 80 cidades brasileiras, sendo elas:

  • Aracaju
  • Araçatuba
  • Assis
  • Agreste de Lagarto
  • Arapiraca
  • Alto Pantanal
  • Belo Horizonte
  • Brasília
  • Belém
  • Bauru
  • Botucatu
  • Barretos
  • Blumenau
  • Barbacena
  • Curitiba
  • Campo Grande
  • Cuiabá
  • Campo dos Goytacazes
  • Caxias do Sul
  • Campos de Lages
  • Conselheiro Lafaiete
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Catanduva
  • Caxias
  • Canindé
  • Divinópolis
  • Fortaleza
  • Florianópolis
  • Franca
  • Goiânia
  • Guaratinguetá
  • Guarapari
  • Itabira
  • Itapetininga
  • Itajaí
  • Itaperuna
  • Ilhéus-Itabuna
  • Itapipoca
  • Jundiaí
  • Jaú
  • Jaboticabal
  • Lajeado-Estrela
  • Linhares
  • Manaus
  • Macapá
  • Maringá
  • Marabá
  • Marília
  • Macaé
  • Montes Claros
  • Mossoró
  • Nova Friburgo
  • Ouro Preto
  • Porto Alegre
  • Patos de Minas
  • Poços de Caldas
  • Piracicaba
  • Pelotas
  • Paranaguá
  • Parauapebas
  • Ponta Grossa
  • Passo Fundo
  • Porto Velho
  • Paranavaí
  • Parintins
  • Palmas
  • Recife
  • Rondonópolis
  • São Paulo
  • São José dos Campos
  • Santos
  • Salvador
  • Sorocaba
  • Santa Cruz do Sul
  • Suape
  • Santa Maria
  • São José do Rio Preto
  • Sudoeste de Goiás
  • São João da Boa Vista
  • Sobral
  • Sinop
  • Sertão do Quixeramobim
  • Teresina
  • Tatuí
  • Três Lagoas
  • Uberlândia
  • Uberaba
  • Vitória
  • Vale do Paraíba Fluminense

Precisa trabalhar com dinheiro no bolso?

É importante que o entregador 99 Food saia para trabalhar com um pouco de dinheiro no bolso, pois haverá pedidos em que o entregador deverá pagar ao restaurante. Obviamente, no momento da entrega o cliente fará o pagamento ao entregador. Então, sair com pelo menos R$ 100 é uma boa ideia, pois uma parte desse dinheiro também precisará ser usado para dar troco aos clientes.

Há risco de sofrer um calote do cliente?

Pode acontecer do entregador pagar R$ 50 reais ao restaurante e no momento de entregar para o cliente receber apenas R$ 30, no entanto isso é perfeitamente normal e o entregador não ficará no prejuízo, pois a 99 Food fará o reajuste desse valor e acrescentará a outra parte na conta dele, afinal, alguns clientes acabam recebendo descontos e é a própria 99 que complementa esse valor ao entregador.

Além disso, pode acontecer de você aceitar um pedido, pagar por esse pedido no restaurante e no momento de fazer a entrega o cliente não ter o valor trocado para te pagar, ou o dinheiro que você tenha no bolso seja insuficiente para dar o troco à ele. Nesse caso você poderá cancelar o pedido pelo pelo aplicativo, no entanto costuma ser um processo mais demorado e você acaba não sendo reembolsado imediamente.

Por outro lado, é possível resolver esse problema de uma forma mais rápida ligando diretamente para o suporte da 99 através do número 0300 313 0099 e relatar a situação, onde um atendente da empresa poderá reembolsar o valor do pedido na mesma hora.

Tem que ter maquininha de cartão?

Você não precisa nem é obrigado a ter uma maquininha de cartão de crédito e débito, mas talvez seja útil comprar uma, pois pode acontecer do cliente não saber utilizar o aplicativo e achar que pode pagar o pedido usando um cartão de crédito ou débito no ato da entrega. Logo, se você não tiver a maquininha precisará cancelar o pedido.

Se você quiser comprar a sua própria maquininha, saiba que nós temos parceria com o PagSeguro e eles tem 7 modelos de maquininhas, incluindo algumas bem baratinhas e com um desconto especial da nossa indicação. Se quiser dar uma olhadinha, acesse esse link, onde você poderá comprar a sua maquininha e parcelar em até 12 vezes, se quiser.

O que acontece se ficar com o saldo negativo?

A 99 permite que o entregador fique com um saldo negativo de até R$ 200.

Isso pode acontecer se muitos pedidos forem pagos com dinheiro em espécie. Nesse caso, como o cliente não está pagando via aplicativo, mas diretamente ao entregador, a 99 acaba não recebendo a parte dela.

Para resolver isso, o entregador pode gerar um boleto no próprio aplicativo com o valor que está devendo e realizar o pagamento. O saldo é compensado em até 3 dias após o pagamento. Além disso, é importante destacar que o entregador poderá ficar impedido de realizar entregas caso passe muitos dias sem pagar o saldo devedor.

Coletando pedidos de vários restaurantes

Pode acontecer do entregador receber muitos pedidos em sequência. Nesse caso, será necessário passar em mais de um restaurante para coletar todos os pedidos. Dessa forma, os pedidos ficarão acumulados dentro da mochila e o entregador poderá fazer duas, três ou até quatro entregas na sequência.

Qual é o dia de pagamento do 99 Food?

O 99 Food realiza o pagamento toda terça-feira, desde que o entregador tenha saldo na conta para receber, pois como dito anteriormente, pode acontecer dele receber muitos pedidos com pagamento em dinheiro e nenhum pagamento via aplicativo.

Para facilitar a sua compreensão sobre essa questão, veja os exemplos abaixo:

Se o entregador fizer $ 500 em uma semana, porém desse valor cerca de R$ 400 tiverem sido pagos em dinheiro diretamente pelos clientes, no dia do pagamento (terça-feira) a 99 fará vai depositar apenas de R$ 100 na conta do entregador, pois os outros R$ 400 já foram pagos pelos próprios clientes com dinheiro em espécie.

Da mesma forma, se o entregador fizer R$ 500 em uma semana e cerca de R$ 100 forem pagos com dinheiro em espécie diretamente pelas mãos dos clientes, no dia do pagamento a 99 fará o depósito dos outros R$ 400.

O 99 Food entrega mochilas/bags de graça?

A 99 não disponibiliza bolsas/bag para os seus entregadores. A responsabilidade de comprar uma bolsa para guardar os pedidos é do próprio entregador.

Mas vale ressaltar que existem alguns casos em que a própria 99 Food entrega algumas mochilas gratuitamente por meio de campanhas, promoções e reuniões com seus entregadores.

Tem promoções para ganhar mais dinheiro com as entregas?

Vez ou outra o entregador 99 Food poderá ganhar dinheiro extra através de promoções que são disponibilizadas no aplicativo. Geralmente, essas promoções duram um pequeno período de tempo do dia e acrescentam pequenos valores em cada entrega, como por exemplo de R$ 2 a R$ 5 por entrega.

Em alguns casos a recompensa é feita a cada 2 ou 3 entregas realizadas. Mas vale lembrar que essas promoções só são disponibilizadas para entregadores que trabalham com mais constância.

O entregador 99 Food pode ser bloqueado?

O entregador tem seu desempenho avaliado em três segmentos: taxa de aceitação, taxa de cancelamento e taxa por tempo. Isso significa que ao rejeitar um pedido a taxa de aceitação cai; Ao cancelar um pedido a taxa de cancelamento aumenta; Ao demorar muito tempo para fazer a entrega a taxa de tempo cai.


Quanto mais uma ou mais dessas taxas de aceitação e tempo caem ou aumenta, no caso da taxa de cancelamento, maiores são as chances do entregador ser suspenso da plataforma ou até mesmo bloqueado permanentemente.