iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max são à prova d’agua? (2021)

por boaec

Os iPhone 11, 11 Pro e Pro Max chegaram ao Brasil no dia 18 de outubro de 2019 e trouxeram consigo, pela primeira vez na história da Apple, três câmeras traseiras, disponíveis nas versões mais caras. Eles estão lindos e ficaram ainda mais modernos, mas será que o iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max são à prova d’agua?

Dependendo de qual uso lhe será empregado, saber se o aparelho escolhido é à prova d’água faz total diferença. Então, para facilitar a sua vida, nós buscamos todas as informações disponibilizadas oficialmente pela Apple e a seguir mostraremos todas elas em detalhes para você.

iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max são à prova d’agua?

Não, os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max não são à prova d’agua, porém por meio da certificação IP68 que receberam, se tornaram aparelhos resistentes a água e poeira – seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529. Para você ter uma ideia, atualmente, nenhum celular no mundo é completamente à prova d’água.

iPhone 11

Veja também: iPhone X, XR, XS e XS Max são à prova d’agua?

Quanto tempo e qual profundidade o iPhone 11 pode ficar na água?

O iPhone 11 possui certificação IP68, o que significa que, segundo a Apple, ele pode ser submetido a imersão em água por até 30 minutos em uma profundidade máxima de 2 metros. Essas mesmas características também são encontradas nos seus irmãos mais novos, iPhone XS e XS Max, lançados em 9 de novembro de 2018.

Quanto tempo e qual profundidade os iPhone 11 Pro e 11 Pro Max podem ficar na água?

Os iPhone 11 Pro e 11 Pro Max possuem certificação IP68, a mesma encontrada no iPhone 11, porém foram projetados para serem ainda mais resistentes, podendo permanecer dentro d’água por até 30 minutos em uma profundidade máxima de 4 metros – cerca de 2 a 3 metros a mais em relação a todos os seus antecessores.

Honestamente, são características mais do que satisfatória para o consumidor final, haja vista que celulares com certificação IP67 e IP68 não foram criados para serem usados embaixo d’água, mas para resistirem a pequenos incidentes envolvendo líquidos.

Veja também: iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua?

iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max podem parar de funcionar embaixo d’água?

Sim, os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max podem parar de funcionar embaixo d’água mesmo possuindo certificação IP68. Esse tipo de acidente acontece com mais frequência em aparelhos com mais tempo de uso, no entanto modelos novos – com defeito na vedação – podem enfrentar o mesmo risco.

Vale lembrar que o propósito da certificação IP68 não é transformar o celular em um dispositivo que funciona do mesmo jeito dentro e fora d’água, mas, na verdade, torná-lo resistente a respingos de água e poeira, assim como quedas acidentais com imersão em líquidos.

A resistência IP68 diminui com o tempo?

Sim, a resistência IP68 diminui com o tempo. Para entender isso, basta você enxergar essa certificação IP68 como pequenas vedações de borracha adesiva que transcorrem o interior do aparelho e recobrem todos botões e orifícios externos, impedindo a entrada de líquidos e poeiras. No entanto, por se tratar de borracha, com o tempo elas se envelhecem, ressacam e criam fissuras.

É um processo natural como em qualquer outro produto que utiliza borracha. O tempo acaba sendo o seu pior inimigo. Então, por meio do ressecamento e das fissuras, tanto líquidos quanto poeiras acabam conseguindo penetrar mais facilmente o interior do celular, o que consequentemente pode causar a perda do mesmo.

Veja também: iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua? (2021)

Recomendações de uso da Apple

Já ficou claro que os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max não são celulares à prova d’água e poeira, mas apenas resistente a esses elementos, então nada melhor do que finalizar essa matéria com as recomendações da própria Apple quanto ao uso adequado do iPhone e os tipos de situações que seus usuários devem evitar:

  • Não nadar ou tomar banho com o iPhone
  • Não expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos
  • Não usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor
  • Não submergir o iPhone em água intencionalmente
  • Não operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade
  • Não deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos
  • Não desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário