iPhone 12 e suas variantes são à prova d’agua? (2021)

Com a missão de substituir o antigo iPhone 11 e suas variantes, a Apple trouxe ao mercado brasileiro, no dia 20 de novembro de 2020, os novos iPhones 12 – dessa vez em 4 versões: 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max. Todos eles foram inspirados no visual do antigo iPhone 5S, e realmente ficaram muito atraente. Mas será que esses novos iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max são a prova d’agua?

Na prática, a proteção contra água não é um dos recursos mais almejados por quem deseja adquirir um iPhone, mas torna-se bastante útil em algumas situações – como aquela fotinha dentro da piscina. Logo, saber se um aparelho tão caro e moderno como o iPhone 12 é a prova d’água faz toda a diferença.

iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max são à prova d’agua?

Não, o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max não são à prova d’agua. Ao invés disso, foram projetados para serem resistentes a esses elementos, razão essa pela qual – seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529 – foram certificados com IP68. Infelizmente, nenhum celular em produção neste momento no mundo é 100% à prova d’água.

Veja também: iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max são à prova d’agua?

Quanto tempo e qual profundidade o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max podem ficar na água?

Segundo a Apple, a certificação IP68 presente no iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max permitem que eles fiquem embaixo d’água por um período de até 30 minutos em uma profundidade máxima de 6 metros. Mas, como você verá mais adiante, essa não é nem de longe uma recomendação de uso segura.

Para você ter uma ideia, o iPhone 7 e 7 Plus possuem certificação IP67 e podem ficar embaixo d’água por 30 minutos em uma profundidade máxima de apenas 1 metro. Isso significa que as versões do iPhone 12 possuem 5 metros a mais de resistência, aumentando (e muito) o leque de possibilidades de uso para usuários mais radicais e dispostos a contrariarem as recomendações da Apple.

iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max podem parar de funcionar embaixo d’água?

Sim, o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max podem parar de funcionar embaixo d’água mesmo possuindo certificação IP68, uma vez que o propósito dessa certificação não seja o de transformar esses aparelhos em versões híbridas capazes de funcionar com 100% de eficiência dentro ou embaixo d’água.

Veja também: iPhone X, XR, XS e XS Max são à prova d’agua?

Na verdade, a resistência contra água e poeira do iPhone 12 e suas variantes tem o objetivo de diminuir ao máximo os riscos do consumidor perder seu celular porque o deixou cair acidentalmente em uma piscina ou recipiente com líquidos, assim como durante uma chuva, por exemplo.

A resistência IP68 diminui com o tempo?

Sim, a resistência IP68 diminui com o tempo. Basicamente, um celular com esse tipo de certificação não é resistente a água e poeira porque possui componentes eletrônicos que não se danificam ao entrar em contato com a água e poeira, mas, na verdade, porque possuem vedações de borracha em volta da carcaça, dos botões e orifícios externos. Com o tempo, essas vedações envelhecem, se ressacam e abrem fissuras em sua estrutura.

Por essa razão, a resistência IP68 diminui com o tempo de uso, pois as fissuras e o ressecamento das vedações ficam fragilizados e cada vez mais suscetíveis a cederem a pressão da água ou ao simples fato de algumas gotinhas – sem muito esforço – entrarem pela conexão do carregador.

Veja também: iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua?

Recomendações de uso da Apple

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre como funciona a certificação IP68 e que, infelizmente, o iPhone 12 e suas variantes não são à prova d’água, veja a seguir quais são as recomendações da Apple em relação aos tipos de situações que devem ser evitadas para garantir a integridade e operabilidade do seu aparelho:

  • Não nadar ou tomar banho com o iPhone
  • Não expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos
  • Não usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor
  • Não submergir o iPhone em água intencionalmente
  • Não operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade
  • Não deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos
  • Não desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos

Veja também: iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua?

Deixe um comentário