iPhone X, XR, XS e XS Max são à prova d’agua? (2021)

por boaec

Lançados em 9 de novembro de 2018 com preços começando em R$ 5.199, os iPhones XR, XS e XS Max chegaram para substituir os antigos iPhone 8, 8 Plus e X, este último lançado em 8 de dezembro de 2017. Com tantos lançamentos você deve ter ficado curioso para saber se o iPhone X, XR, XS e XS Max são à prova d’agua, não?

Como são muitos aparelhos e há diferentes características entre eles, a seguir você poderá ver com mais clareza e detalhes se todos eles são à prova d’água e, se sim, como se comportam em ambientes que envolvam muita água e umidade.

iPhone X, XR, XS e XS Max são à prova d’agua?

Não, os iPhone X, XR, XS e XS Max não são à prova d’agua. Na verdade, eles são apenas resistentes a água e poeira, pois contam com certificação IP67 e IP68 – seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529. Atualmente, nenhum celular em produção no mundo é completamente à prova d’água.

iPhone XR

Veja também: iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua? (2021)

Quanto tempo e qual profundidade os iPhone X e XR podem ficar na água?

Os iPhone X e XR contam com certificação IP67, o que significa que, segundo a Apple, eles podem ficar dentro d’água por até 30 minutos em uma profundidade máxima de 1 metro. Assim como o X e XR, os modelos 7 e 7 Plus e 8 e 8 Plus compartilham da mesma certificação e estão limitados sob as mesmas condições.

Quanto tempo e qual profundidade os iPhone XS e XS Max podem ficar na água?

Diferente dos modelos 7, 7 Plus, 8, 8 Plus, X e XR, os iPhones XS e XS Max receberam certificação IP68, o que significa que eles podem ficar em baixo d’água por até 30 minutos em uma profundidade máxima de 2 metros – uma diferença de apenas 1 metro a mais em relação aos modelos já citados anteriormente.

Francamente, essas características são ideais para o uso tradicional do dia a dia, afinal, existem equipamentos específicos para quem deseja fazer fotos e vídeos embaixo d’água ou em cenários ainda mais extremos, não é mesmo?

Veja também: iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua? (2021)

Por outro lado, há quem ignore esses limites e faça seus próprios testes com a resistência a água e poeira dos iPhones. Vídeos desse tipo não faltam no YouTube, porém estão longe de ser algo seguro e podem facilmente colocar em risco a operabilidade do aparelho.

iPhone X, XR, XS e XS Max podem parar de funcionar embaixo d’água?

Sim, os iPhone X, XR, XS e XS Max podem parar de funcionar embaixo d’água mesmo que possuam certificação IP67 e IP68, respectivamente. Como dito anteriormente, não são aparelhos à prova d’água nem mesmo projetados para funcionarem em ambientes assim.

Ainda que sejam certificados com IP67 – no caso dos iPhone X e XR – e IP68 – no caso dos iPhones XS e XS Max -, o propósito dessas certificações não é transformá-los em dispositivos híbridos capazes de funcionarem dentro e fora d’água, mas protegê-los de imersões acidentais em recipientes ou ambientes com líquidos, assim como da chuva.

Veja também: Qual é o iPhone mais barato? (2021)

A resistência IP67 e IP68 diminuem com o tempo?

Sim, a resistência IP67 e IP68 diminuem com o tempo. Basicamente, celulares com resistência a água e poeira possuem vedações de borracha em toda a estrutura interna, assim como em todos os botões e orifícios presentes no aparelho. São essas borrachinhas que impedem a entrada de líquidos e poeira.

Com o passar do tempo, essas vedações feitas de borracha começam a se ressecar e abrir pequenas fissuras em sua estrutura, diminuindo gradativamente a capacidade de impedir a entrada de líquidos e poeira. Por essa razão, é preciso tomar muito cuidado com aparelhos antigos certificados com IP67 e IP68.

Recomendações de uso da Apple

Agora que você sabe que os iPhone X, XR, XS e XS Max não são à prova d’água e poeira, mas apenas resistentes a esses elementos, veja a seguir quais são as recomendações de uso da Apple sobre situações que precisam ser evitadas para garantir que o seu aparelho não seja danificado:

  • Não nadar ou tomar banho com o iPhone
  • Não expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos
  • Não usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor
  • Não submergir o iPhone em água intencionalmente
  • Não operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade
  • Não deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos
  • Não desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar? (2021)

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário