Uber ou 99: Qual é o melhor? (2021)

Uber ou 99, qual desses dois será o que mais oferece vantagens para os seus usuários? Essa é uma pergunta muito comum, especialmente por se tratar dos dois maiores aplicativos deste segmento no Brasil. E a seguir tentaremos encontrar o vencedor com base nas principais características de cada um.

A grande verdade é que ambos são bons e podem ser usados alternadamente, dando a você a possibilidade de escolher aquele que proporcionar a maior economia e menor de tempo de espera possível. Talvez essa seja a forma mais inteligente de usá-los.

Uber

Sem enrolação e direito ao ponto, o Uber é ligeiramente melhor que o aplicativo da 99 – nas 27 capitais brasileiras -, pois oferece duas vantagens que, na minha opinião, o colocam em primeiro lugar, sendo estas: primeira, tem mais motoristas; segunda, tem o menor tempo de espera.

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Nesses dois quesitos o Uber acaba levando vantagem – não muito grande – em praticamente todas as cidades onde tem como principal concorrente o aplicativo da 99.

Por outro lado, o aplicativo da 99 está presente em mais de 1.600 cidades brasileiras, enquanto o da Uber está disponível em menos de 600. Portanto, nesse ponto a 99 supera seu concorrente tranquilamente.

Quantos motoristas trabalham com Uber?

Atualmente a Uber tem, entre motoristas e entregadores, cerca de 1 milhão cadastrados em sua plataforma no Brasil. No mundo todo esse número chega a incríveis 5 milhões, o que significa que 20% de todos esses profissionais estão concentrados no Brasil.

Quantos usuários tem o Uber?

A Uber tem um total de 103 milhões de usuários espalhados entre 69 países onde ela mantém suas operações. Somente no Brasil são 22 milhões de passageiros, o que significa que nosso país é responsável por aproximadamente 10,47% de toda a demanda.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 8 em 2021?

O Uber é mais barato que o 99?

Houve um tempo em que o aplicativo da 99 era mais em conta do que o da Uber, no entanto os cenários mudaram e hoje em dia o Uber custa praticamente o mesmo valor do 99.

Ambos os aplicativos possuem tarifas dinâmicas e, portanto, aumentam e diminuem seus valores de acordo com a quantidade de passageiros solicitando viagem em uma mesma região.

99

A 99 surgiu no Brasil dois anos após a chegada da Uber. Inicialmente, a empresa tinha como principal concorrente o aplicativo Cabify. Não demorou muito e ela o ultrapassou. Com isso, seu concorrente direto se tornou a própria Uber.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 7 em 2021?

O aplicativo da 99 tem uma quantidade considerável de clientes, mas não o suficiente para representar um perigo ao império da Uber.

Por ser menor, ela naturalmente tem menos motoristas, o que significa que o tempo de espera seja um pouco maior em relação ao concorrente. Apesar disso, a 99 está ampliando sua presença em mais cidades a cada ano. E isso lhe coloca como uma alternativa eficiente ao aplicativo da Uber.

Quantos motoristas o 99 tem?

Segundo informações divulgada pela 99 no início de 2020, sua plataforma conta com mais de 600 mil motoristas espalhados entre as mais de 1.600 cidades onde ela mantém suas operações no Brasil.

Quantos usuários tem o 99?

Ainda de acordo com as mesmas informações divulgadas no ano passado, a 99 conta com mais de 18 milhões de passageiros entre as mais de 1.600 cidades onde ela mantém suas operações no Brasil. Esse número é apenas 4 milhões menor se olharmos para a quantidade de passageiros da Uber.

Veja também: Celulares da Alcatel são bons? (2021)

99 é mais barato que o Uber?

Existiu um período em que o aplicativo da 99 era mais barato que o da Uber. Essa foi, inclusive, uma das razões que o fizeram crescer tanto no início de suas operações. Porém, com o passar do tempo a 99 se viu obrigada a alinhar os preços de suas tarifas com sua concorrente Uber.

Atualmente não há praticamente nenhuma diferença nos valores, a não ser por um detalhe: o preço dinâmico. Nesse caso, os valores das tarifas podem ficar maiores em relação aos da Uber, mas isso só acontece quando existe uma demanda muito grande em um determinada região.

Também é possível que os preços da Uber estejam maiores mesmo quando os da 99 também estejam elevados, pois geralmente quando um aplicativo está com os preços elevados, naturalmente o concorrente também estará.

Conclusão

Tanto a Uber quanto a 99 cobram praticamente o mesmo valor e também possuem preços dinâmicos que, quase sempre, são ativados nos mesmos horários e regiões. A diferença é que a Uber tem uma quantidade maior de motoristas, o que significa que o tempo de espera com ela será menor.

Sendo assim, em todas as capitais brasileiras a Uber acaba tendo uma ligeira vantagem em relação a 99.

Mas quando falamos de cidades menores e mais afastadas o cenário é diferente e quem sai na frente é a 99, pois ela está presente em mais de 1.600 cidades, enquanto a Uber está disponível em menos de 600.

Deixe um comentário