Vantagens e desvantagens de ser 99 (2021)

por boaec

Em 2016, a 99 – antiga 99Taxis – criou a categoria POP em seu aplicativo de transporte. O objetivo era abocanhar uma fatia do mercado de corridas particulares, na época dominado pela Uber, e deu certo. Hoje ela tem mais de 600 mil motoristas e continua crescendo. Diante disso surge a dúvida: quais são as vantagens e desvantagens de ser 99?

Quem tem interesse em começar nesse mercado de trabalho também tem curiosidade em saber quais são os prós e contras, não é mesmo? Então será justamente sobre cada um desses pontos positivos e negativos que vamos comentar mais adiante, de forma que todas essas informações possa lhe dar uma noção geral sobre os desafios de ser um motorista 99 Pop.

Vantagens de ser 99

  • Você é o seu próprio chefe
  • Você escolhe seu horário de trabalho
  • Você escolhe seus dias de trabalho
  • Você recebe seu dinheiro todos os dias
  • Pode trabalhar de carro próprio ou alugado
  • Participa de um programa de benefícios
99 Motorista

Veja também: Vantagens e desvantagens de ser Uber (2021)

Você é seu chefe

Você deve saber bem como é difícil ter um chefe chato e que constantemente faz cobranças abusivas. Eles minam nossas forças e diminuem nossa produtividade. Mas sabe qual é a boa notícia? Na 99 você é o seu próprio chefe. Tudo está sob seu comando e controle – ou quase isso.

Você decide quando começar ou parar, quais passageiros irá transportar e em quais lugares irá, e se decidir que é hora de parar, tudo bem, você pode e não haverá nenhuma consequência. Magnífico, não?

E para facilitar a sua vida e garantir que você sempre continuará sendo seu próprio chefe na 99, existe alguns “termos de uso” importantíssimos de serem seguidos, pois lhe ajudarão a prestar o melhor serviço possível. Então, se vier a quebrar esses termos correrá o risco de ser retirado da plataforma de forma temporária ou permanente.

Para facilitar sua vida, o site Motorista Elite fez um compilado com 50 coisas que podem resultar na suspensão e banimento da sua conta. Acesse e leia tudo, é muito importante.

Veja também: Uber ou 99: Qual é o mais barato? (2021)

Você escolhe seu horário

Quer começar a trabalhar às 4:30 da manhã? Muito cedo? E que tal começar às 08:00? Se quiser, também pode começar às 12:00 ou por que não às 20:00? A verdade é que não importa qual horário você vai começar, o importante é que você sempre poderá escolher o horário que mais te agrada.

Da mesma forma você também pode escolher quando encerrar seu dia de trabalho, independentemente se trabalhou apenas uma hora ou o dia inteiro. Mais uma vez: isso não importa, e a 99 jamais fará qualquer cobrança com relação ao seu horário de trabalho. Você é quem decide!

Você escolhe qual dia irá trabalhar

Se achar melhor, você pode trabalhar apenas nas segundas ou somente nas terças, assim como pode tranquilamente trabalhar nas segundas e terças e folgar o resto da semana. Se quiser, também pode trabalhar os sete dias, o que é ainda melhor porque você irá ganhar mais.

Quer trabalhar um dia sim, dia não? Então trabalhe, você tem a total liberdade de fazer essa escolha. Não importa a ordem dos dias que irá trabalhar ou se haverá semanas e meses que não será possível trabalhar, isso não afetará sua conta, mas você apenas deixará de estar ganhando mais.

Veja também: Uber ou 99: Qual é o melhor? (2021)

A liberdade de escolher seus dias e horários é excelente caso surjam imprevistos que te façam interromper seu dia de trabalho para resolvê-los. Isso é muito bom, não é mesmo?

Você recebe todos os dias

A 99 POP tem um sistema de pagamentos muito interessante que consistente apenas em um cartão de crédito. Isso não significa que você terá uma linha de crédito – como em cartões de bancos – mas significa que o dinheiro das suas corridas serão transferidos para ele e você poderá usar em qualquer lugar, e quando usar seu saldo em conta automaticamente vai ser descontado.

Então, quando você for usar o seu cartão em um estabelecimento e o atendente perguntar se deseja pagar com crédito ou débito, você dirá que é crédito, mesmo que o funcionamento do seu cartão seja exatamente parecido com um cartão de débito.

Se quiser, você também pode simplesmente ir em uma Casa Lotérica ou em um Caixa 24 Horas e sacar o dinheiro das suas corridas acumulado no seu cartão. Mas tenha em mente que é cobrada uma taxa de R$ 7,90 a cada saque que você fizer, e o limite é de R$ 1.000 por saque.

Você pode trabalhar de carro próprio ou alugado

Agora vem uma das maiores vantagens: você pode alugar um carro e usá-lo para fazer suas corridas, como também pode usar o carro que você já tem. Esse é um ponto muito positivo, pois se o carro que você tem vier a quebrar um dia, basta alugar um e seguir sua vida. E caso o seu alugado dê algum problema, basta ir até a locadora e eles lhe darão outro na mesma hora.

Mas é importante ter muito cuidado ao alugar um carro, pois segundo a matéria Aluguel de Carros 99, do site Motorista Elite (especializado em motoristas de aplicativo), o valor mensal a ser pago – para o bem nas suas finanças – não pode ultrapassar os 25% do seu faturamento bruto.

Veja também: Celulares da Alcatel são bons? (2021)

Desvantagens de ser 99

  • Se não trabalhar não ganha
  • Você pode ser mal avaliado
  • Riscos de assaltos
  • Você pode ser suspenso ou banido
  • Terá que enfrentar o trânsito pesado

Se não trabalhar não ganha

Se algum dia você não puder trabalhar porque tem um compromisso urgente, uma consulta média, uma cirurgia, um parente para ajudar ou qualquer outra coisa que lhe impeça de ligar o aplicativo da 99 por um ou mais dias, você não receberá nenhum centavo, porque não fez nenhuma corrida.

Em uma empresa normal e com carteira assinada certamente você não receberia desconto algum em seu salário, desde que comprovasse a necessidade da sua ausência, porém na 99 não funciona assim, pois você e ela não terão nenhum tipo de vínculo empregatício. É apenas uma prestação de serviço sem compromisso de ambos os lados.

Por essa razão é extremamente recomendável que você trabalhe o suficiente para ter a sua própria reserva de emergência e estar assegurado financeiramente se houver a necessidade de não trabalhar um ou mais dias.

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Você pode ser mal avaliado

Você será avaliado ao final de cada viagem pelos passageiros que transportar. É provável que um ou outro esqueça fazer isso, mas a maioria sempre o faz. Sendo assim, se você segue à risca todos os termos da plataforma, as avaliações dos passageiros são a única forma de você ser prejudicado.

Por exemplo: mesmo que você siga as regras da 99, se em dias de calor você fizer corridas sem ligar o ar-condicionado e isso incomodar os passageiros, eles poderão relatar essa situação a 99. Certamente uma única avaliação não fará efeito algum, mas se vários passageiros reclamarem sobre a mesma coisa, então você correrá o risco de ser penalizado.

O ideal é que você sempre siga as regras da plataforma, ofereça um excelente atendimento e sempre deixe o ar-ligado – e, obviamente, pergunte ao passageiro se a temperatura está agradável. Agora, se algum passageiro desejar viajar com os vidros abertos, aí sim você desliga o ar-condicionado.

E tenha mente um ponto muito importante para evitar decepções: mesmo quando você oferece o melhor atendimento e deixa o ar-condicionado ligado, ainda assim haverá passageiros que poderão te avaliar mal. Mas não deixe que essas avaliações te desanimem. Elas fazem parte do seu trabalho e são provenientes de pessoas amarguradas.

Você pode ser assaltado

Você corre o risco de ser assaltado. Isso não é uma novidade. É um risco que todos os profissionais que trabalham nas ruas correm. Você nunca estará 100% seguro, ainda mais em se tratando das ruas, mas também nunca estará 100% exposto ao perigo.

Há motoristas que já fizeram mais de 3 mil corridas – outros até mesmo com mais de 10 mil – e nunca foram assaltados. Geralmente, esse tipo de risco pode ser evitado ao ter atenção redobrada em regiões mais perigosas e desligar o aplicativo sempre que notar situações que possam colocar a sua segurança pessoal em risco.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 7 em 2021?

Você pode ser suspenso ou banido

Lembra que anteriormente eu comentei algumas vezes sobre a importância de seguir os termos de uso da 99? Então, eles servem para manter a qualidade do serviço oferecido aos passageiros e garantir que os motoristas cadastros levem a sério o trabalham que estão prestando.

Esses termos de uso englobam muitas coisas, mas lê-los não é uma tarefa muito simples, pois são gigantes. Pensando nisso, decidimos separar os mais importantes e listá-los aqui, pois também servem de base para você saber como prosseguir em situações atípicas. Veja:

  • Desrespeito aos passageiros
  • Crimes de injúria
  • Crime doloso ou violento
  • Ofensa ou assédio sexual
  • Preconceito de gênero
  • Desrespeito
  • Iniciar a viagem minutos antes do passageiro embarcar
  • Encerrar a viagem minutos depois do passageiro desembarcar
  • Usar aplicativos para simular falsa localização
  • Usar um carro diferente do que está cadastro no aplicativo
  • Usar a conta de outro motorista
  • Taxa de cancelamento acima de 30% por mais de 7 dias seguidos
  • Taxa de aceitação abaixo de 80% por mais de 7 dias seguidos

Terá que enfrentar o trânsito pesado

Você até pode tentar fugir do trânsito pesado, mas ainda continua correndo o risco de voltar pra ele se o destino do seu próximo passageiro for justamente uma região de muitos congestionamentos. Isso significa que terá dias onde o seu estresse estará nas alturas, pois esse é o papel do trânsito: esvaziar a nossa paciência.

Apesar disso, o trânsito pesado pode ser uma excelente chance de você faturar mais dinheiro, especialmente se você estiver bem posicionado.

Por exemplo: 17:00 é o momento em que as pessoas estão saindo dos seus trabalhos e o trânsito começando a ficar intenso, certo? Então, se você for esperto e se posicionar em uma região onde tenha muitos trabalhadores saindo de suas empresas e solicitando viagem, logo elas pagarão tarifas elevadas – o famoso preço dinâmico – e você ganhará muito mais, porque o trânsito aumentará a duração da viagem e cada minuto a mais estará sob os efeitos do preço dinâmico, sendo essa uma excelente oportunidade de lucros.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 8 em 2021?

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário