Vantagens e desvantagens de ser Uber (2021)

por boaec

O aplicativo da Uber no Brasil tem mais de 22 milhões de passageiros e para atender essa demanda a plataforma conta com mais de 700 mil motoristas. É muita gente, não? E se tantos profissionais trabalham com isso, quais seriam as vantagens e desvantagens de ser Uber?

Para responder essa pergunta nós buscamos o maior número possível de informações e reunimos todas elas aqui para mostrar a você quais seriam, por assim dizer, todos os prós e contras de se trabalhar como motorista de aplicativo do Uber.

Vantagens de ser Uber

  • Você é o seu próprio chefe
  • Você escolhe seu horário de trabalho
  • Você escolhe seus dias de trabalho
  • Você recebe seu dinheiro quando quiser
  • Pode trabalhar de carro próprio ou alugado
  • Participa de um programa de benefícios
Uber Motorista

Veja também: Uber ou 99: Qual é o mais barato? (2021)

Você é seu chefe

Pior do que trabalhar e receber um salário baixo é ter um chefe insuportável, não é mesmo? Esses “vilões” acabam nos estressando e diminuindo a nossa qualidade de vida. Mas e se eu te falar que no aplicativo da Uber você será o seu próprio chefe?

Pois é, você é quem manda em tudo. Porém esse “poder” traz consigo grandes responsabilidades que podem ser traduzidas no que conhecemos como “termos de uso”, e isso significa que se você quebrá-los será “demitido”, mesmo sendo seu próprio chefe.

Ficou confuso com essa parte? Fique tranquilo, você entenderá o que estou falando quando começar a ler as desvantagens de ser Uber.

Você escolhe seu horário

Acordou tarde e quer sair pra trabalhar às 13:00? Você pode! Foi dormir cedo e quer sair pra trabalhar às 05:00? Também pode, porque quem escolhe o horário de início e término dos trabalhos na plataforma é você.

Por essa razão é importante que você tenha bastante disciplina com seus horários, pois essa liberdade, quando mal utilizada, pode diminuir seus ganhos.

Veja também: Uber ou 99: Qual é o melhor? (2021)

Você escolhe qual dia irá trabalhar

Você pode trabalhar apenas um dia na semana e está tudo bem, isso não afetará sua conta na plataforma. Se quiser, também pode trabalhar os sete dias da semana ou um dia sim e um dia não. Não importa em qual dia você irá trabalhar, você é quem controla isso.

Mas, assim como o alerta que fiz no tópico anterior, é importante que você tenha disciplina ao escolher os dias que irá trabalhar, pois se tiver contas a pagar e não trabalhar conforme seu planejamento, certamente não ganhará o suficiente para arcar com seus compromissos financeiros.

Você recebe quando quiser

Através do recurso Flex Pay você pode receber quando quiser o seu dinheiro acumulado das corridas que foram feitas. Isso permite que você receba nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

E caso não queira receber nesses dias, você também pode optar por receber o seu dinheiro apenas a cada sete dias, sendo este o primeiro e mais tradicional método de pagamento estabelecido pela Uber.

Você pode trabalhar de carro próprio ou alugado

Você tem um carro em seu nome e gostaria de usá-lo para trabalhar como motorista de aplicativo da Uber? Ótimo, você pode! E caso não tenha um veículo próprio, basta ir até uma locadora e escolher o modelo que mais te agradar.

Mas antes de pensar na ideia de alugar um carro, eu recomendo fortemente que você faça a leitura da matéria Aluguel de Carros Uber, do site Motorista Elite, pois eles explicam exatamente tudo – e não deixam nenhuma dúvida – sobre esse tema.

Veja também: Onde e como comprar Bitcoin (Minha experiência em 2021)

Você recebe benefícios do Uber Pro

Quanto mais corridas você fizer mais pontos ganhará e, uma vez que esteja participando do Uber Pro, esses pontos serão contabilizados para a liberação de alguns benefícios importantes, como:

  • Prioridade em viagens saindo do aeroporto
  • Desconto fixo em combustível nos postos Ipiranga
  • Descontos especiais em Universidades conceituadas
  • Descontos na Smart Fit
  • Saber a duração estimada da sua próxima viagem
  • Atendimento preferencial no app

Se quiser saber como funciona o Uber Pro, acesse essa matéria publicada pela Uber em seu blog oficial.

Desvantagens de ser Uber

  • Se não trabalhar não ganha
  • Você pode ser mal avaliado
  • Riscos de assaltos
  • Você pode ser suspenso ou banido
  • Terá que enfrentar o trânsito pesado
Motorista Uber

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Se não trabalhar não ganha

A vantagem de trabalhar com carteira assinada em uma empresa, hospital ou qualquer outro local e que não existe no Uber é receber o seu salário normalmente mesmo nos dias em que precisou ficar afastado por alguma razão, desde que tenha bons motivos para comprovar isso.

No Uber, porém, isso não existe. Então se você precisar ficar ausente das ruas por um ou mais dias, simplesmente não receberá nada, pois não fez nenhuma corrida.

Você pode ser mal avaliado

Você pode receber uma avaliação negativa mesmo quando você pensar que ofereceu o seu melhor atendimento possível para os seus passageiros. É normal, existem pessoas que estarão em um dia ruim e – mesmo sem você ter culpa – acabaram descontando parte de sua infelicidade na sua avaliação.

Mas você também pode ser mal avaliado por não oferecer um bom serviço e conforto aos seus passageiros, como por exemplo: não ligar o ar-condicionado em dias quentes. De toda forma, é importante que você tenha cuidado e se ponha no lugar do passageiro, pois assim terá a certeza de que estará oferecendo um bom serviço.

Você pode ser assaltado

Quanto mais tempo você fica nas ruas mais você se expõe aos perigosos de ser assaltado. Você nunca estará 100% protegido, mas isso não significa que estará 100% propenso a ser assaltado.

Existem milhares de motoristas com mais de 3 mil viagens que nunca foram assaltados. Tudo depende do horário e bairro que você estiver trabalhando. Então, se perceber que o lugar não é seguro, desligue o aplicativo e volte para uma região melhor.

Veja também: Celulares da Alcatel são bons? (2021)

Você pode ser suspenso ou banido

Quando você tem um baixo desempenho por muito tempo, quando quebra regras da plataforma ou quando os passageiros fazem relatos a seu respeito sobre comportamentos que não permitidos nos termos de uso da Uber, você corre o risco de ser suspenso ou banido.

O baixo desempenho deve ser entendido como uma baixa taxa de aceitação ou alta taxa de cancelamento, ambas situações que não são permitidas pela Uber quando atingem os limites de recomendação da empresa. Neste caso, o ideal é que sua taxa de aceitação esteja sempre acima de 80% e a de cancelamentos sempre abaixo de 30%.

Além desses, existem outros motivos que podem levar a suspensão ou o banimento da sua conta de motorista, como:

  • Desrespeito aos passageiros
  • Crimes de injúria
  • Crime doloso ou violento
  • Ofensa ou assédio sexual
  • Preconceito de gênero
  • Desrespeito
  • Iniciar a viagem minutos antes do passageiro embarcar
  • Encerrar a viagem minutos depois do passageiro desembarcar
  • Usar aplicativos para simular falsa localização
  • Usar um carro diferente do que está cadastro no aplicativo
  • Usar a conta de outro motorista

Veja também: Qual é o iPhone mais barato? (2021)

Terá que enfrentar o trânsito pesado

Por fim e para finalizar nossa lista de vantagens e desvantagens, também é importante destacar a situação que mais incomodará você nas ruas da sua cidade: o trânsito pesado, especialmente se for trabalhar em uma das 27 capitais brasileiras.

Obviamente o trânsito pesado não acontece durante o dia inteiro, mas certamente nos piores horários: das 06:00 às 09:00 e das 16:00 as 20:00, justamente os momentos onde se concentra a maior demanda de passageiros por região.

Infelizmente você não pode fugir dos congestionamentos, mas poderá – com o tempo – descobrir as melhores regiões e horários para receber solicitações de viagens mesmo que o trânsito pareça uma grande ameaça.

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário