iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua? (2021)

por boaec

O iPhone 7 e 7 Plus foram lançados no Brasil em 11 de novembro de 2016. Fizeram muito sucesso e chamaram muita atenção, especialmente a versão Plus que, diferente de tudo o que havia no mercado, vinha com duas câmeras traseiras. Na época muitos não puderam comprá-lo e hoje buscam por esses modelos. Mas será que os iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua?

Faço essa pergunta porque ela é, na verdade, uma das perguntas mais comuns de quem está querendo comprar um iPhone 7 ou 7 Plus. Portanto, nada melhor do descobrirmos juntos vamos se esses aparelhos de fato são resistentes a água e quais as suas principais características de seu uso nessas condições.

iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua?

Não, os iPhone 7 e 7 Plus não são à prova d’água, porém são resistentes a ela e a poeira, porque contam com certificação IP67 – seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529. Isso significa que você pode dar um mergulho raso na piscina e nada acontecerá, mas esse não é o cenário ideal de uso do aparelho.

iPhone 7

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Quanto tempo e qual profundidade o iPhone 7 e 7 Plus podem ficar na água?

Os iPhone 7 e 7 Plus podem ficar – com segurança – por um período de aproximadamente 30 minutos dentro d’água a uma profundidade de no máximo 1 metro. Respeitando essas condições o usuário evitará se submeter aos riscos de tornar o aparelho inoperante devido a entrada de água em seu interior.

Há quem tente permanecer mais tempo dentro d’água com o iPhone 7 ou 7 Plus, provando os limites da certificação IP67, no entanto não há testes oficiais de uso superior a 30 minutos com segurança nessas condições. Então, o melhor é não correr o risco, ainda mais se o modelo em questão foi adquirido em estado de conversação usado.

iPhone 7 ou 7 Plus podem parar de funcionar embaixo d’água?

Sim, os iPhone 7 e 7 Plus podem parar de funcionar embaixo d’água mesmo que possuam certificação IP67. Isso pode acontecer por um motivo muito óbvio: eles não são à prova d’água, mas apenas resistentes a ela.

Além disso, os testes de laboratório para comprovar a resistência a água e poeira desses aparelhos são feitos em ambientes controlados, o que significa que os diferentes cenários de uso que você emprega a eles podem influenciar diretamente nessa resistência.

Veja também: Qual é o iPhone mais barato? (2021)

Por exemplo: gravar um vídeo submerso a menos de 1 metro em um piscina é completamente diferente de gravar um vídeo nas correntezas de uma cachoeira ou em suas quedas d’água. O primeiro cenário, da piscina, é tranquilo e as águas estão paradas, mas no segundo cenário, na cachoeira, o celular está sendo exposto a correntezas e uma pressão mais forte.

A resistência IP67 diminui com o tempo?

Sim, a resistência IP67 diminui com o tempo. Logo, os iPhone 7 e 7 Plus também ficam menos resistentes e mais propensos a pararem de funcionar quando submersos na água.

Isso acontece porque as principais portas de entrada de água e poeira no iPhone 7 e 7 Plus – como o local de conexão do cabo USB, os botões de ligar o celular e controlar o volume, assim como a gavetinha onde você coloca o chip da operada – são revestidos com borracha.

Então, com o passar do tempo essas borracinhas minúsculas vão se ressecando e perdendo suas propriedades que impedem a entrada de água e poeira, aumentando os riscos de um ou mais componentes do aparelho serem danificados até mesmo pelas menores partículas de água.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 7 em 2021?

Recomendações de uso da Apple

A proteção IP67 presente nos iPhone 7 e 7 Plus indicam que esses aparelhos podem ficar por até 30 minutos embaixo d’água a uma profundidade máxima de 1 metro, certo? Porém é importante deixar claro que eles não foram projetados para funcionarem assim.

Na verdade, essa certificação, segundo a própria Apple, serve para que o consumidor possa, por exemplo, atender uma chamada na chuva e ficar despreocupado; ou se o mesmo vier a cair dentro de uma piscina, no mar ou em um recipiente com água, poderá ser retirado rapidamente e sem danos.

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário