iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua? (2021)

Lançados em 3 de novembro de 2017, os iPhones 8 e 8 Plus chegaram para substituir os modelos 7 e 7 Plus. As diferenças entre eles foram muito pequenas, e até certo ponto insuficientes para que os consumidores trocassem seus iPhones 7 pelo 8. De todo o modo, quem decide trocar seu modelo antigo ou adquirir um 8 ou 8 Plus sempre fará a pergunta: os iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua?

A maioria das pessoas estão interessadas nesse recurso, porém menos da metade delas de fato precisarão dele, seja porque não confiam plenamente ou simplesmente porque não sentem a menor necessidade de usar seus celulares na piscina, no chuveiro ou em ambientes desse tipo.

iPhone 8 e 8 Plus são à prova d’agua?

Não, os iPhone 8 e 8 Plus não são à prova d’água. Ao invés disso, são resistentes a água e poeira, o que é completamente diferente de um produto feito para funcionar dentro d’água. Ambos os modelos contam com certificação IP67,  seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529 – a mesma que acompanha os iPhone 7 e 7 Plus.

Veja também: iPhone 7 e 7 Plus são à prova d’agua?

Quanto tempo e qual profundidade os iPhone 8 e 8 Plus podem ficar na água?

A margem de segurança recomendada pela Apple com base na certificação IP67 é que os iPhone 8 e 8 Plus podem embaixo d’água por um período de 30 minutos a uma profundidade máxima de 1 metro. As probabilidades de um incidente acontecer se essas recomendações forem desrespeitadas são grandes.

Na internet, mais especificamente dentro do YouTube, você verá diversos canais realizando testes de estresse com seus iPhone 8 e 8 Plus submetendo-os a profundidades superiores a 1 metro e períodos acima de 30 minutos dentro d’água. Os celulares, por sua vez, resistem, mas é importante lembrar que são modelos completamente novos.

Mesmo no caso do aparelho ser novo e ter sido retirado da caixa há pouco tempo, ainda assim há riscos. Aliás, é válido destacar que com o tempo essa resistência diminui e o riscos de perder o aparelho são cada vez maiores.

Veja também: Qual é o iPhone mais barato?

iPhone 7 ou 7 Plus podem parar de funcionar embaixo d’água?

Sim, os iPhone 8 e 8 Plus podem parar de funcionar embaixo d’água mesmo que possuam certificação IP67. Isso acontece porque eles não foram projetados para funcionarem nesse tipo de ambiente, e o fato de serem resistentes a água não significa que podem ser usados dentro de piscinas e lagoas ou, no pior dos cenários – e que deve ser evitado a qualquer custo -, dentro do mar.

A certificação IP67 concedida aos iPhone 8 e 8 Plus são obtidas através de testes feitos em laboratórios de forma extremamente controlada e bem diferente da realidade pela qual os usuários estarão utilizando seus aparelhos, portanto, o uso indevido deles em ambientes não controlados podem influenciar diretamente em sua resistência a água e poeira.

Uma coisa é usar um iPhone 8 ou 8 Plus para gravar um vídeo rápido dentro de uma piscina rasa e com a água quase parada; outra é utilizá-lo em águas com correnteza, cachoeiras e quedas d’água, onde a pressão da água sobre o ele pode ser muito maior. Por essa razão e fragilidade é que eles não são à prova d’água.

A resistência IP67 diminui com o tempo?

Sim, a resistência IP67 diminui com o tempo. E é por esse motivo que um iPhone 8 ou 8 Plus novo e que acabou de sair da caixa é muito mais resistente a água e poeira do que um modelo que já está em uso há 2 anos ou mais. Para produtos tecnológicos, o tempo sempre irá trabalhar contra a efetividade de seu funcionamento.

Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Mas por que será que essa resistência diminui com o passar do tempo? Basicamente, os pontos de entrada de água e poeira mais comuns – como a entrada do fone de ouvido e carregador, os botões de controlar o volume e de desligar/ligar o celular, assim como a gavetinha do chip da operadora – são revestidos com borracha e com o tempo elas se ressecam.

Você já viu algo feito de borracha com bastante tempo de uso? Se sim, deve ter notado fissuras e ressecamento, sendo justamente essas características as mesmas encontradas em celulares resistentes a água e poeira. Logo, essa degradação chega em um nível onde não é mais possível garantir sua resistência.

Recomendações de uso da Apple

Sabendo que o iPhone 8 e 8 Plus são resistentes a água e poeira, e não à prova d’água ou poeira, o ideal é que sua condição de uso mais extrema seja receber da chuva ou – acidentalmente – cair em um ambiente ou recipiente com muita água.

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone 8 em 2021?

Fora isso e segundo a própria Apple, fabricante do iPhone, é importante que você evite as seguintes situações:

  • Nadar ou tomar banho com o iPhone
  • Expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos
  • Usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor
  • Submergir o iPhone em água intencionalmente
  • Operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade
  • Deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos
  • Desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos

Deixe um comentário