iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar? (2021)

por boaec

Se você está interessado em adquirir um novo iPhone ou fazer um upgrade do seu modelo antigo para uma versão mais recente e está em dúvida sobre qual escolher, nesse artigo comentaremos as diferenças entre o iPhone 8 Plus e 7 Plus, assim como qual dos dois pode ser a sua melhor opção de compra neste momento.

Ambos os aparelhos já não são mais fabricados, o que significa que você terá alguma dificuldade para encontrar unidades novas dentro da caixa. Apesar disso, os modelos usados não deixam de ser excelentes opções, em especial se estiverem bem conservados.

Visual quase idêntico

A diferença visual entre o iPhone 7 Plus e 8 Plus é quase inexistente. O único detalhe que realmente mudou de uma geração para a outra foi o material utilizado na parte traseira, que agora é de vidro no 8 Plus, enquanto no 7 é de alumínio.

Por conta disso, o peso do aparelho aumentou e ficou em 202 gramas, o que não é tanto se compararmos com o 7 Plus que tem cerca de 188 gramas.

A grande vantagem do uso de vidro na parte traseira do iPhone 8 Plus é que isso possibilitou a Apple de implementar a tecnologia de carregamento sem fio.

iPhone 7 Plus e iPhone 8 Plus

Em termos de medida a diferença entre eles é ainda menor: o iPhone 7 Plus tem dimensões de 158,2 x 77,9 x 7,3 mm, enquanto o 8 Plus mede 158,4 x 78,1 x 7,5 mm.

Veja também: Por que o Instagram é melhor no iPhone?

Tela

A tela dos celulares são exatamente as mesmas: 5,5 polegadas com resolução Full HD de 1920×1080 pixels. Com isso, a densidade de pixels é de 401 ppi. Todo esse conjunto de especificações garantem que o usuário tenha uma excelente experiência com jogos e filmes.

Não chegam a ser as melhores telas que um aparelho poderia ter, pois são modelos de LCD com tecnologia IPS. Isso significa que o preto de uma imagem não será totalmente preto, como é caso das telas OLED e AMOLED.

Além disso, por se tratar de uma tecnologia não tão moderna, usar o brilho da tela no máximo poderá resultar em uma duração menor da bateria.

Veja também: Como desativar o brilho automático do iPhone

Câmeras traseiras e frontais

Embora o sensor da câmera traseira do iPhone 8 Plus seja um pouco maior, as diferenças em comparação com o 7 Plus ficam apenas nesse quesito, pois de resto são totalmente iguais.

Então, em termos de fotografia, o que você encontrará tanto em um quanto em outro serão as duas câmeras traseiras de 12 Megapixels cada uma, ambas com abertura de F 1.8 + F 2.8, e a câmera frontal de 7 Megapixels com abertura de F 2.2.

iPhone 8 Plus e iPhone 7 Plus - Câmeras

Com relação a gravação de vídeo há uma diferença maior, veja:

Gravação de vídeos no iPhone 7 Plus

  • Gravação de vídeo 4K a 30 qps
  • Gravação de vídeo HD de 1080p a 30 qps ou 60 qps
  • Vídeo HD de 720p a 30 qps
  • Vídeo em câmera lenta de 1080p (120 qps) ou 720p (240 qps)

Gravação de vídeos no iPhone 8 Plus

  • Gravação de vídeo 4K a 24, 30 ou 60 fps
  • Gravação de vídeo 1080p HD a 30 ou 60 fps
  • Gravação de vídeo 720p HD a 30 fps
  • Vídeo em câmera lenta para 1080p a 120 fps ou 240 fps

Basicamente, o que o 8 Plus tem que o 7 Plus não tem é a possibilidade de gravar vídeos em 4K a 60 FPS e câmera lenta em 1080p a 240 FPS.

Desempenho

Finalmente chegamos a maior diferença entre os dois modelos: o processamento. No iPhone 7 Plus temos o chip A10 Fusion com arquitetura em 64 bits e processador gráfico M10. Já no iPhone 8 Plus a Apple deu início a fabricação de seus chips Bionic e implementou o A11 Bionic, sendo este 70% mais rápido em poder de processamento de dados e 30% em processamento gráfico.

Em termos de velocidade de sistema não há uma mudança tão grande entre os aparelhos, pois o iOS é super otimizado para o processador que acompanha cada celular, portanto, ambos os modelos possuem alta fluidez. Além disso, ambos são equipados com 3 GB de memória RAM.

Então, o que o processador A11 Bionic do iPhone 8 Plus pode fazer que o A10 Fusion do 7 Plus não pode? Basicamente, o A11 Bionic conta com um processador neural, o que significa que será possível instalar aplicativos e usar recursos de realidade aumentada, porém agora com uma capacidade muito maior.

Atualizações de sistema

Tanto o iPhone 7 Plus quanto o 8 Plus estão atualizados para a última versão do iOS, 14.3 – pelo menos até a data dessa postagem (26/01/2021) – e ambos serão atualizados para a versão 15 do iOS que será lançada ainda nesse ano.

Ano que vem, 2022, o iPhone 7 Plus não receberá mais atualizações, pois terá completado o ciclo de 5 anos de atualizações oferecido pela Apple. Já o iPhone 8 Plus receberá as atualizações do próximo ano.

Uma hora ou outra esses celulares deixarão de receber atualizações de sistema, porém continuarão a receber pequenas atualizações de segurança para garantir a proteção de seus usuários.

iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?

Por fim, você quer saber qual comprar, certo? Então, nossa recomendação seria comprar o iPhone 7 Plus, pois você o encontrará por um preço muito mais acessível e deixará de ter acesso apenas a recursos como carregamento sem fio, gravação em 60 FPS a 4K, câmera lenta em 1080p a 240 FPS e o processador A11 Bionic com tecnologia Neural para realidade aumentada.

Se esses detalhes não fazem diferença para você, então o 7 Plus será a sua melhor opção. Além disso, não existe absolutamente nenhuma diferença visual que torne a compra do 8 Plus mais vantajosa.

Quanto ao armazenamento, o iPhone 7 Plus pode ser encontrado com versões de 32 e 64 GB, enquanto o 8 Plus tem capacidade maior de 64 e 128 GB.

Talvez você goste disso...

Envie um Comentário